O Banco de Portugal, o empregador mais desejado do setor bancário, encontra-se a recrutar para alguns departamentos



 


Foi fundado em 19 de novembro de 1846, em Lisboa, onde é a sua sede. Surgiu da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Fundado com o estatuto de sociedade anónima, até à sua nacionalização, em 1974, era maioritariamente privado.

É o banco emissor de notas denominadas na moeda nacional - o real até 1911, o escudo de 1911 até 1998 e o euro desde 1999. Integra o Sistema Europeu de Bancos Centrais, que foi fundado em junho de 1998. De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco de Portugal prossegue os objectivos e participa no desempenho das atribuições cometidas ao SEBC.

Compete ao Banco a supervisão prudencial e a supervisão comportamental das instituições de crédito e das sociedades financeiras.

O Banco emite notas de euro e põe em circulação as moedas metálicas, embora o BCE detenha o direito exclusivo de autorizar a sua emissão.

Compete-lhe ainda regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos, gerir as disponibilidades externas do País e agir como intermediário das relações monetárias internacionais do Estado, bem como aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro. Cabe ao Banco a recolha e elaboração das estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos. Acresce ainda a supervisão das entidades que operam com ativos virtuais (criptomoedas em Portugal).

A 23 de novembro de 1946 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 1932, foi constituída a Biblioteca do Banco de Portugal.

De momento o Banco de Portugal encontra-se a procura de novos colaboradores para alguns departamentos. 

Se tem interesse em poder vir a trabalhar no empregador mais desejado do setor da banca, tem a opção de consultar aqui todas as vagas em aberto.

Formulário de Contacto